"Eles são os primeiros a chegar e os últimos a sair, trabalhando por um salário considerado mínimo", é como o pop star Jackson Browne descreveu a vida de um roadie em seu clássico de 1977 "The Load Out". A música é uma homenagem a muitos trabalhadores, técnicos e apoiadores que trabalham nos bastidores do mercado de turnês de shows. Eles são aqueles que "montam e desmontam tudo", canta Browne.
|
Bandas (em inglês) que viajam muito e outros shows não funcionam sem os constantes esforços de um roadie. Como o esforço e as viagens são parte do trabalho, a vida de um roadie também evoluiu com o passar do tempo e com a tecnologia.
Os roadies assumem diferentes papéis na organização de uma turnê. Alguns cuidam e operam os equipamentos, por exemplo, enquanto outros dirigem ou cuidam da segurança. Outros ainda atuam como assistentes pessoais de membros do show ou dos produtores musicais. Para ser um roadie, você precisará de grande habilidade de comunicação e saber trabalhar como membro de uma equipe. Uma qualificação principal pode ser de grande ajuda e, em alguns casos, treinamento técnico ou até mesmo uma graduação podem ser exigidos.
Tornar-se um roadie pode ser uma ótima chance se você tem o desejo de trabalhar muito e fazer parte dos bastidores do show business. Para isso, você terá de seguir alguns passos para aproveitar a oportunidade que surgir.
Matéria: Tim Crosby
Contéudo Retirado do Site:
http://lazer.hsw.uol.com.br/roadies.htm