Em cada caso, os roadies fazem de tudo para garantir que tudo corra bem.
Como em qualquer boa equipe, os roadies tem diferentes funções, coordenando cada trabalho para garantir uma produção sem falhas. Isso significa que cada um dos roadies deve ser hábil em sua função, não importa se o trabalho seja simples ou envolva conhecimentos técnicos.
|
Existem muitos tipos de roadies. Alguns, por exemplo, são especializados em luzes e iluminação de shows. Turnês musicais e outros shows frequentemente usam uma série de spots, luzes coloridas e lasers para deslumbrar sua platéia e destacar seu trabalho. Roadies técnicos em iluminação devem ser especializados em aparatos elétricos, assim como estar em sintonia com os artistas e produtores ao usar as luzes para efeitos. Em muitos casos, os roadies de iluminação devem sentir-se confortáveis em trabalhar no alto, já que muitos canhões de luz são instalados no alto do palco e precisam ser desmontados após o show.
Outros roadies cuidam do visual e do clima do palco. Os projetistas de palco podem cuidar da pirotecnia, como as máquinas de fumaça, flashes e outros equipamentos do gênero. Também podem cuidar de elevadores, cabos e equipamentos hidráulicos. Eles também trabalharão com os roadies técnicos em som para garantir que os amplificadores, microfones e outros itens estejam em seus locais corretos. O projetista de palco freqüentemente trabalha com itens perigosos, e por esse motivo deve ser muito bem treinado.
Outros roadies podem focar nos cuidados com os instrumentos musicais. Técnicos especializados em guitarras, pianos e baterias garantem que os instrumentos dos artistas estejam prontos para a ação - noite após noite e cidade após cidade. Outros roadies dão assistência aos artistas, garantindo que estejam prontos para subir ao palco no momento certo, enquanto alguns se especializam na segurança ou trabalham com os empresários das bandas.
Matéria: Tim CrosbyContéudo Retirado do Site:
http://lazer.hsw.uol.com.br/roadies.htm