quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Dicionário Técnico

P.A - (Enderess and Public) sistemas de caixas endereçados ao publico.

MONITOR - Sistemas de caixas destinadas ou palco para retorno dos músicos e artistas.

BACK LINE - Esse nome se dar aos instrumentos, tipo bateria, percussão, estantes etc.

RAQUE - Caixa de madeira ou metal para acomodação de equipamentos em geral.

CASE - Caixa para proteção e transporte de equipamentos.

MAIN POWER - Sistema de energia.

AC - Corrente alternada.

SUB-SNAK - Multicabo pequeno.

MULTI-CABO - Um cabo com varia vias.


XLR

Originalmente uma marca registrada da ITT-Cannon para sua série de conectores circulares de três pinos, hoje um termo genérico designando o conector padrão para interconexões balanceadas analõgicas e digitais entre equipamento de áudio.


DI Box

Direct Interface Box ou Direct Injection Box - Dispositivo utilizado para possibilitar a ligação de um instrumento musical eletrificado (guitarra, violão, baixo, etc) diretamente na entrada de uma mesa ou pré. O aparelho provê uma carga de alta impedância para o instrumento, de forma a não afetar sua sonoridade, e ao mesmo tempo uma saída balanceada, de baixa impedância e isolada por meio de um transformador.

Existem DIs passivas, compostas apenas por um transformador e DIs ativas, com preamplificador alimentado por bateria ou phantom power. Algumas DIs possuem um atenuador na entrada para que possa receber o sinal de um amplificador de instrumento, balanceando a linha e enviando a uma entrada MIC ou LINE da mesa do PA ou estúdio. Outras tem incluso um circuito que simula o efeito da microfonação do falante de um amplificador de guitarra.


Filtro Passa-Altas

Em inglês, high-pass filter. Filtro que permite a passagem dos sinais de alta frequência mas atenua (reduz o nível) dos sinais de baixa frequência. Também conhecido como filtro corta-baixas (low-cut filter), ou filtro de graves quando apicado a sinais de áudio. Um filtro passa-altas é o oposto de um filtro passa-baixas (low-pass filter). A combinação dos dois forma um filtro passa-banda (bandpass filter).


Filtro Passa-Baixas

Em inglês, low-pass filter. Filtro que permite a passagem dos sinais de baixa frequência mas atenua (reduz o nível) dos sinais de alta frequência. Também conhecido como filtro corta-altas (high-cut filter), ou filtro de agudos quando apicado a sinais de áudio. Um filtro passa-baixas é o oposto de um filtro passa-altas (high-pass filter). A combinação dos dois forma um filtro passa-banda (bandpass filter).


Full-Range

Faixa ampla - Alto-falante destinado a reproduzir grande parte do espectro audível (graves, médios e agudos), indo de dezenas ou uma centena de Hz a vários kHz. Alguns tipos têm dois cones concêntricos, sendo que o menor (whizzer) reproduz os agudos. Costuma representar uma solução de compromisso onde um sistema de duas ou mais vias não é viável (sistemas portáteis, som ambiente, etc), embora atualmente se fabriquem unidades de notável desempenho, utilizados até em sistemas hi-fi.


Largura de Banda

bandwidth - BW - Também chamado de banda passante. A distância entre os limites superior e inferior de um sinal de áudio composto por mais de uma frequência. Como exemplo, a resposta em frequência de uma linha telefônica analógica para transmissão de voz é de 300 a 3400 Hz, então a largura de banda da linha é 3100 Hz. Em aúdio, é mais comum especificar em oitavas, sendo no exemplo acima, de aproximadamente 3,4 oitavas.

A largura de banda determina o Q (fator de qualidade) de um filtro, parâmetro comumente citado em equalizadores paramétricos. A tabela abaixo mostra a relação entre ambos:


Q largura
-------------------
0.7 2 oitavas
1.0 1 1/3 oitava
1.4 1 oitava
2.8 1/2 oitava
4.3 1/3 oitava


Os limites considerados são os pontos onde a potência do sinal cai à metade de seu nível nominal, ou seja, -3dB.


Low-Cut

Corte de graves. Tipo de filtro que atenua as frequências de um sinal de áudio abaixo de um determinado ponto do espectro sonoro.

Em mesas de mixagem, preamplificadores e softwares de gravação, este recurso é utilizado para reduzir ou eliminar sons de baixa frequência indesejados, tais como: ruído de manuseio em microfones, vazamento de graves do PA nos microfones do palco, ruído do vento em eventos externos, vazamentos do som do bumbo nos outros microfones da bateria durante gravações, etc.

Nas mesas e prés analógicos, normalmente a frequência é fixa em 120, 100, 80 ou 70 Hz, muito embora em algumas mesas e prés de alto custo, esta possa ser variável. A taxa de atenuação (slope) costuma ser de 12, 18 ou 24 dB/8ª. Em equipamentos digitais, estes parâmetros costumam ser mais versáteis, definidos pelo usuário.


Osciloscópio Eletrônica

Equipamento eletrônico de teste. Um instrumento com a função de tornar visível o valor instantâneo de uma ou mais grandezes elétricas variáveis em função do tempo ou outra grandeza elétrica ou mecânica.


Overload

Sobrecarga. Em eletrônica, é a condição onde o nível de um sinal ultrapassa um determinado ponto. Muitos equipamentos (processadores e amplificadores) incorporam luzes de aviso, indicando quando há sobrecarga. Não há um padrão oficial definindo este ponto, mas convencionou-se que o indicador de overload deve acender cerca de 3 dB antes do recorte (clipping) do sinal. Nos bons equipamentos, a indicação ocorre sempre que há sobrecarga em algum ponto do circuito, e não apenas na entrada ou saída.


Pad Eletrônica

1. Atenuador - Rede passiva geralmente formada por resistores com a função de reduzir o nível de um sinal de áudio. Também pode ser desenhado para prover casamento de impedância. a depender de sua topologia, podem ser classificados como pads em L, T e pi, simétricos ou assimétricos.

2. Placa de borracha equipada com um sensor de pressão. Dispositivo utilizado em instrumentos musicais eletrônicos, em especial nas baterias, para disparar sons sintetizados ou pré-gravados (sampleados).


Phantom

Phantom power (alimentação fantasma) - padrão de alimentação para microfones, que utiliza o mesmo cabo por onde passa o sinal de áudio balanceado. O valor mais comum de tensão é 48VCC, entregue por resistores de 6800 ohms, mas também existe alimentação fantasma de 24 e 12 volts, por meio de resistores de 1200 e 680 ohms, respectivamente. em qualquer caso, a capacidade de fornecimento de corrente é de 10 a 15mA. Portanto, não se deve alimentar circuitos "pesados" por esta via.

A maior parte dos microfones pode trabalhar com tensões entre 9 e 52V, não sendo necessário 48V exatos. Mesmo porque em seus circuitos internos, essa tensão é reduzida para um valor ainda menor, geralmente 5 ou 9V.

A mesma tensão positiva está presente em ambos condutores de sinal no cabo (terminais 2 e 3 do conector XLR) portanto, mesmo num microfone sem preamplificação interna (dinâmicos em geral), sua presença não o danificará. É possivel conectar um microfone comum numa entrada com phantom sem problema algum. Por outro lado, se o cabo ou conector apresentar problema (mal contato, solda ruim, etc), surgirão ruídos no áudio quando a alimentação phantom estiver ligada.

Matéria:

Contéudo Retirado do Site:
http://tarcisiosom.blogspot.com/2010/03/linguagem-tecnica.html