quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Entrevista Zé Roadie

Angra, Fresno, Natiruts, Luiza Possi e Raimundos. Essas são algumas das bandas do currículum de José Arnaldo ou, como é mais conhecido: Zé Roadie. Nesses 22 anos dedicados a música, já trabalhou para dezenas de bandas. Há pouco tempo atrás estava em turnê com os gaúchos da Fresno e hoje está com a dupla Chitãozinho e Xororó. Confira abaixo a entrevista que fiz com ele!

Como a música entrou na sua vida? Com quantos anos começou a tocar um instrumento?

Eu sou filho de músico. Meu pai tocava violão e cantava, então a música sempre este presente. Comecei aos 12 anos de idade estudando guitarra, mas a paixão pela bateria bateu mais forte, eu sabia que iria trilhar este caminho da música mas, quando se é adolescente, é comum a dúvida.

Quando e como você começou a se interessar pelo trabalho de roadie?

Como a maioria das famílias brasileiras éramos bem pobres, tanto que comecei a trabalhar aos 7 anos de idade. Como eu não tinha grana pra comprar minha bateria, eu ficava nas portas dos bares e casas de shows em Campinas-SpPaonde eu morava na época, e pedia para os músicos para ajudar a carregar os cases e bags com instrumentos, era uma forma deu estar no meio da música. Mais tarde, consegui comprar minha primeira batera mas ai a paixão pelos bastidores bateu muito mais forte, então decidi fazer da música (Tocar) um hobby e roadie a minha profissão.

Muitas pessoas dizem que roadie é um músico que não teve sucesso. O que você acha disso?

“Quando você é frustrado por não fazer o se gosta, jamais fará outra coisa com total perfeição”

O que as pessoas precisam entender que músico é uma profissão e roadie é outra…

O músico aprende sobre notas musicais, arranjos etc, o roadie aprende sobre a parte técnica dos instrumentos e equipamentos,claro toda regra tem a sua exeção, existem sim o roadie que é uma músico que não deu certo e trabalha com roadie pra sobreviver,mas é minoria pode apostar.

Zé e Lucas da Fresno – Foto: Luringa

Como é a sua amizade com o pessoal da Fresno?
Quando eu conheci a banda e fui convidado para trabalhar com eles eu estava com outros artistas, mas o que mais me chamou atenção era a força de vontade de todos da banda, eles respiram musica, adoram o que fazem, por isto eu me dediquei durante dois anos exclusivamente a banda. Hoje somos muitos amigos, a simplicidade que eles passam aos fãs é real. Hoje, apesar de não estarmos mais juntos, torço para que eles cresçam ainda mais, e espero ter ajudado de alguma maneira neste crescimento. Atualmente estou com Chitaozinho e Xororó.

Você já trabalhou com várias bandas nacionais e atualmente trabalha com a Fresno. Essa convivência com bandas gera muitas amizades e histórias engraçadas. Tem alguma dessas histórias que você pode contar?
Podem acreditar! O mais importante na minha profissão não é a grana que você ganha, os hotéis aonde fica, as cidades, paizes que você visita, mas as amizades que você faz pelo caminho, eu tenho amizade ate hoje com todas as bandas que eu trabalhei.
Um história engraçada mais recente, aconteceu com a Fresno, estávamos no interior de Minas, e assim que a banda começou a tocar, centenas de abelhas juntaram no Bell (Baterista). Eu passei boa parte do show tirando abelha da cabeça dele (risos). Só resolveu quando peguei a minha toca e coloquei na cabeça dele,rs..acho que elas não eram muito fan de rock não,rs…

Você já trabalhou com o Raimundos há alguns anos atrás. Com a recente volta da banda com o Tico nos vocais, não cogitaram a te chamar para trabalhar com eles?
Na realidade sempre que posso eu faço alguns shows com eles, torço muito para que esta vinda do Tico possa acrescentar na banda, eles ainda tem muito público e mesmo esta geração nova de fãs pode vir a gostar da banda, basta conhecerem o trabalho.

Foto: Luringa

Não é todo show que tem uma estrutura bacana, com uma boa infra estrutura de palco, que ajude o trabalho dos roadies e técnicos. Já aconteceu isso com você?

Olha, posso afirmar que pelo menos 60% dos shows não tem uma boa estrutura, mas como roadie, nossa função é fazer com que tudo de certo, por isto a criatividade faz parte do perfil do profissional. Todo show é importante, temos que sempre fazer nosso melhor para que o público tenha o melhor show da suas vidas.

Quais são as principais dificuldades enfrentadas pelos roadies antes, durante e depois do show?

Como disse acima, nossa responsabilidade é fazer com que tudo de certo, claro, as vezes vai além da nossa vontade ou esforço.

São muitas noites mal dormidas. As vezes, você tem que optar por tomar banho ou comer. Somos os primeiros a chegar no local do show e os últimos a sair.

Além de roadie de bateria e cordas, você tem qualificação profissional de Diretor de Palco, Tour Management, Produção Executiva e Consutoria Técnica. Pode nos explicar sucintamente o que faz o profissional de cada uma dessas áreas?

O diretor de palco é aquele profissional que administra entrada e saída das bandas no palco, cumprido o cronograma. Também é responssavel pela equipe de som, carregadores, enfim cuida de tudo que se refere ao palco.

O Tour Management é o gerente da turnê. Responsável por toda equipe técnica, equipamentos, em resumo tudo que se refere as estrutura de show.

O Produtor Executivo é o profissional que cuida diretamente dos artistas e seus interesses, agenda, cronograma etc.

Na consultoria técnica alem de dar todo treinamento para equipe e músicos eu também providencio toda documentação, rider, input, mapa de palco e mapa de luz.

Fale sobre o seu “Workshop Backstage” que vai apresentar em São Paulo no próximo mês!

O Workshop Backstage é um projeto que tem como objetivo qualificar os profissionais já atuantes e dar um orientação para os que querem entrar no mercado.

Na primeira etapa, nós conversamos sobre todos os profissioais e suas funções, é bom principalmente para quem quer trabalhar com música mas não sabe exatamente o que fazer e no que seu perfil se encaixa.

Na segunda etapa, falamos sobre a pré produção,cronograma, home list etc

Por fim, a parte prática: montagem de palco, passagem de som, afinação.

Todo conteúdo do WS é apostilado.

Qual foi o o maior e melhor show que você já trabalhou?

Sem dúvida o primeiro Planeta Atlântida que eu fiz com a Fresno. Mais de 40 mil pessoas cantando as músicas, foi uma satisfação pessoal mesmo, saber que está fazendo parte de tudo aquilo.

Quais são as coisas boas e ruins nessa profissão?

Boas: Ganha – se muito bem se comparado a outras profissões, viaja muito, bons hotéis, e ainda você tem a chance de trabalhar com quem você admira. Mas o melhor de tudo mesmo, são os amigos que você faz pela estrada e a experiencia de vida. Cada dia você estaáem um lugar com costumes e culturas diferentes, eu piro nisso.

Ruim: Ficar longe da família e amigos, muitas vezes sem natal ou aniversários. Não tem vínculo empregatissicio.

Qual a dica que você dá para quem quer começar nessa área?

Primeira coisa gostar realmente da profissão. Como em qualquer outra o começo não é fácil, mas busca informação, faça contatos e conquiste amigos, mostre interesse e seja bem vindo.

Conheça mais o trabalho do Zé Roadie.
Acesse:
www.myspace.com/zeroadie
www.twitter.com/zeroadiefresno


Matéria: Over Rock

Contéudo Retirado do Site:
http://overrock.nacaodamusica.com/102/entrevista-ze-roadie/