Então você conseguiu tornar-se um roadie - você está agora em turnê com uma banda ou um espetáculo. Você tem seu emprego e a sua especialidade - pode ser luzes, som, segurança etc - mas pode ser surpreendido ao saber que o trabalho exige mais do que isso.
Roadies geralmente têm outras funções além das que são o seu foco principal. Uma das principais é ser o membro de uma equipe e fazer o que for necessário para que o show seja um sucesso. Isto pode significar ter que trabalhar em outras áreas que possam estar precisando de ajuda. Também significa manter o senso de humor na ocasião de uma crise. Você terá que melhorar suas habilidades de comunicação e relacionamento com as pessoas, já que o trabalho duro e as viagens podem deixar os nervos à flor da pele e o levar à exaustão.
Como membro de uma equipe, você estará representando os artistas e a companhia de produção para a qual trabalha. Isto significa ser um embaixador, com atitudes e profissionalismo sincronizados ao mesmo tempo com o público e com os interesses comerciais das pessoas com quem você interage.
Muitas vezes os roadies são os mediadores entre os artistas e outras pessoas, como os donos dos locais onde os shows são feitos e operadores. É trabalho do roadie achar um ponto de equilíbrio entre a visão artística e as necessidades de seu patrão com a do público e do local. Enquanto os artistas, por exemplo, podem pedir que uma chama de 30 metros seja lançada durante uma determinada música, o roadie deve trabalhar junto à equipe de segurança para garantir a viabilidade deste efeito sem oferecer riscos. Pode recair sobre o roadie a tarefa de explicar o motivo de algumas coisas não poderem ser feitas.
Resumindo, não se aprende a ser um roadie numa sala de aula. Tornar-se um e saber executar suas funções vem com o tempo e com a maturidade propiciada pela experiência. Roadies devem sempre manter a razão para que os outros possam se divertir.
Matéria: Tim CrosbyContéudo Retirado do Site:
http://lazer.hsw.uol.com.br/roadies.htm